O presidente da APAE de Vitória, Pedro Bassini, representará a instituição no XXV Congresso Nacional Das APAEs – VI Fórum Nacional de AutoGestão e Autodefensoria. Será também o 44º Congresso Estadual das APAEs do Paraná, de 19 a 21 de novembro, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu.

 O evento representa um grande encontro de profissionais de todo o país envolvidos com a questão da deficiência, ações e questões atuais direcionadas pelas políticas públicas e seus impactos na vida dessas pessoas e na ação das famílias e da sociedade.

 Será mais uma oportunidade para esclarecer à sociedade sobre os temas relacionados à pessoa com deficiência intelectual, para reduzir desigualdades, transformar lutas em conquistas e minimizar e/ou eliminar violências simbólicas e sociais que enfrentam os envolvidos com a causa – pais, irmãos, familiares, profissionais, amigos e, principalmente, as próprias pessoas em situação de deficiência.

 É importante conhecer o papel que as APAEs no Brasil desempenham frente à defesa de direitos e no exercício dos deveres cidadãos das pessoas com deficiência. O foco reside no favorecimento da aprendizagem e do integral desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla que atendem.