O Centro de Diagnóstico Dr. Américo Buaiz (CEDAB) da APAE de Vitória realizou hoje (14) uma capacitação em Triagem Neonatal para profissionais das unidades de saúde de Vila Velha. Participaram a coordenadora estadual do Programa de Triagem Neonatal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Maria de Fátima Caretta Martins, e a pediatra e referência técnica em Saúde da Criança de Vila Velha, Elaine Guedes Gonçalves de Oliveira.

A capacitação foi realizada no auditório da instituição, de 8h30 às 12 horas.

A assistente social Sarah Fardim, a geneticista e coordenadora do CEDAB,Terezinha Sarquis Cintra, e a bioquímica Cristina Augusta Bravim falaram sobre a importância do Teste do Pezinho, a forma correta de colher o sangue e de preencher as amostras, o acolhimento às famílias.

Maria de Fátima Caretta explicou que a Sesa organiza a rede estadual de triagem neonatal, identificando os postos de coleta, estabelecendo os fluxos entre os postos e serviços de referência, garantindo a execução de todas as fases do processo, implantação do programa de triagem, confirmação diagnóstica, acompanhamento e tratamento dos pacientes identificados como portadores das doenças pesquisadas. “É bom esclarecer que a triagem neonatal não é só a coleta de sangue, é um processo. A APAE de Vitória é o Serviço de Referência no estado e faz o primeiro atendimento e acompanhamento, e o tratamento de algumas patologias”, disse.