Os profissionais da equipe multidisciplinar do Centro Clínico Doutor Anselmo Frizera (CECAF) da APAE de Vitória participaram ontem (2/10) de um grupo de estudo sobre avaliação do desenvolvimento infantil.

Instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil são ferramentas importantes na determinação da existência e severidade de atrasos no desenvolvimento. A professora Karolina Alves de Albuquerque, do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), apresentou em nossa Instituição um pouco sobre sua pesquisa de doutorado e a aplicabilidade da Battelle Developmental Inventory™, Second Edition. Trata-se de um instrumento para avaliar crianças na primeira infância baseado nos conceitos de marcos de desenvolvimento.

À medida que uma criança se desenvolve, geralmente atinge habilidades críticas e comportamentos sequencialmente de simples a complexos. O instrumento ajuda a medir o progresso de uma criança ao longo deste contínuo de desenvolvimento por domínios globais e conjuntos de habilidades discretas, possuindo cinco subdomínios: Adaptativo, Motor, Comunicação, Cognição e Social.

Karolina desenvolve estudos de adaptação da Battelle Developmental Inventory a fim de garantir que os resultados da avaliação tenham validade psicométrica para a população brasileira. Ao final da sua apresentação, a professora ganhou uma caneca com o símbolo do instrumento, confeccionada pelos usuários do Centro de Convivência da APAE. (Por Crystian Salazar)