Hoje (21) é uma data muito especial, pois é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Esta data já faz parte do calendário oficial de 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Ela foi escolhida pela Associação Internacional, Down Syndrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3) que as pessoas com síndrome de Down possuem.
Em nosso estado, as Apaes estão dotadas de capacidade de atendimento especializado para pessoas com deficiência intelectual, incluindo a síndrome de Down. O atendimento é considerado de referência em diversas áreas, dependendo do município. São oferecidos serviços como pedagogia especializada, odontologia, fisioterapia e psicologia, com resultados na evolução motora e cognitiva dos usuários.

A síndrome de Down
A síndrome de Down não é uma doença. É uma ocorrência genética natural, que no Brasil está presente em todas as etnias. Por motivos ainda desconhecidos, durante a gestação as células do embrião são formadas com 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente.
O material genético em excesso (localizado no par de número 21) altera o desenvolvimento regular da criança. Os efeitos disso variam de indivíduo para indivíduo, mas pode-se dizer que as principais características são os olhos puxados e um desenvolvimento, em geral, mais lento.
Com o investimento no tratamento a essas pessoas em todo o mundo, e também no Brasil, há pessoas com síndrome de Down estudando e trabalhando. Fonte: Apae BrasilWord Down Day