Em 11 de dezembro é comemorado o Dia Nacional das Apaes. A data foi criada em 2001, em referência à fundação da primeira Apae no país. Marca de confiança dos brasileiros, as Apaes estão presentes em mais de 2100 municípios brasileiros.

O Movimento Apaeano tem mais de 60 anos. Primeiro como a pioneira Apae do Rio de Janeiro, fundada em 1954 e, hoje, como uma Federação Nacional que congrega 24 Federações Estaduais (Feapaes) e mais de 2.100 Apaes no Brasil.

Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, 14,5% da população brasileira apresentava algum tipo de deficiência, cerca de 24,5 milhões de pessoas. No mundo, esse número ultrapassa 1 bilhão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde de 2011. Desse total, 80% em países em desenvolvimento, sendo 150 milhões de crianças

A Apae é cheia de pessoas que amam, que se importam, e que trazem consigo a sua experiência. Pais, amigos, professores e profissionais, cada um com seu próprio conhecimento ajudam a Apae a transformar vidas!

Parabéns a todas as Apaes e a todos que fazem parte do Movimento Apaeano!