Hoje (12), acontece a última edição do ano da Capacitação em Triagem Neonatal para profissionais das unidades de saúde, promovida pelo Centro de Diagnóstico Dr. Américo Buaiz da APAE de Vitória. Está sendo realizada no auditório do Conselho Regional de Administração do Estado do Espírito Santo (CRA-ES).

Das 8h30 às 12h30, os profissionais da instituição orientam que é um exame laboratorial, tradicionalmente conhecido como Teste do Pezinho, e deve ser realizado em todo recém-nascido.

Na abertura, a geneticista Terezinha Sarquis Cintra explicou um pouco da história da instituição, e destacou a importância de conscientizar as famílias para a realização do exame.

O objetivo do exame é detectar precocemente doenças cujos sintomas clínicos possam ser reduzidos ou eliminados através de tratamento. O diagnóstico tardio causa lesões irreversíveis no desenvolvimento.

Tratamento

O Teste do Pezinho é a maneira mais segura, eficiente e moderna de se detectar doenças cujos sintomas clínicos possam ser reduzidos ou eliminados através de tratamento.

O ideal é o tratamento ser iniciado antes que as complicações das doenças se manifestem clinicamente para os pais e os médicos, ou seja até 30 dias de nascimento, segundo Terezinha Sarquis Cintra.

Responsável pelo Centro de Diagnóstico da instituição, Terezinha Cintra explica que o sangue colhido nas unidades de saúde é enviado para análise na APAE de Vitória. As capacitações terão continuidade em 2015.