Hoje (21/3) é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A APAE de Vitória também faz atendimentos a pessoas com síndrome de Down, e tem mais uma oportunidade para celebrar a inclusão social, em todos os sentidos.

O “21/03” foi escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia).

Essa ideia surgiu na Down Syndrome International, pelo geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu calendário oficial, sendo comemorado pelos 193 países que a compõem.

Essa data visa chamar a atenção sobre as capacidades das pessoas com a síndrome de Down e conscientizar a sociedade sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão na sociedade.

Em nosso Estado, uma das programações em referência à data é a exibição do filme “Cromossomo 21”, às 19h30, no Cine Metrópolis, na Ufes, em Vitória. Do diretor Alex Duarte, conta a história de Vitória, uma moça com síndrome de Down que leva a vida como qualquer jovem. Ela conhece Afonso e a paixão acontece à primeira vista. Os dois iniciam um amor que não será abalado pelas diferenças.
A atividade é realizada pela Vitória Down, com ingressos vendidos por R$ 10,00 (meia para todos). Mais informações: (27) 3314-1174.