Uma manhã com atividades para as famílias dos atendidos do Serviço de Triagem Neonatal marcou o Dia Nacional do Teste do Pezinho, 6 de junho. O Centro de Diagnóstico Dr. Américo Buaiz (CEDAB) reuniu pacientes, pais e familiares para lembrar a importância do exame, com atividades lúdicas e dicas de receitas saudáveis. A data foi lembrada durante uma semana no setor.

A coordenadora do CEDAB e do Serviço de Triagem Neonatal da instituição, Terezinha Sarquis Cintra, fez a abertura do evento falando da importância do Teste do Pezinho para a saúde dos bebês. “A instituição completa 26 anos de experiência em triagem neonatal, atende convênios e particular. É um exame simples, rápido, que previne diversas doenças”, disse.

A 10ª Oficina de Receitas para Fenilcetonúricos foi ministrada para as mães pela nutricionista Maria Aparecida Correia Silva a partir das 8 horas. Reunidos na cozinha experimental, elas aprenderam várias receitas novas. Responsável pelo Ambulatório da Fenilcetonúria, Angela Camila Ghizi também deu dicas durante a oficina.

Pão caseiro, macarrão de abobrinha, carne vegetal de biomassa de banana verde, bombom de biomassa de banana verde, creme de manga ou de morango com inhame e outras delícias foram feitas e saboreadas pelas participantes. As mães ajudaram a cortar, descascar, cozinhar, anotaram e trocaram receitas.

 

Brincadeiras     

Um café da manhã com contação de histórias foi realizado às 9 horas no CEDAB. A contadora de histórias Eliana Zandonade animou as crianças, utilizando figuras, brinquedos e outros recursos. Os pais foram convidados a interagir durante a atividade, imitando animais, cantando. Com dois livros publicados, Eliana é mestre na arte de divertir as crianças. Agradecemos mais uma vez e parabenizamos pelo lindo trabalho.