A sessão solene comemorativa aos 50 anos da APAE de Vitória, realizada no dia 7 à noite na Assembleia Legislativa, teve como tema central a defesa e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência intelectual. A APAE de Vitória foi fundada em 7 de maio de 1965, dando origem ao Movimento Apaeano no Estado.

A solenidade foi proposta pela Mesa Diretora, através de sugestão do deputado Dr. Rafael Favatto (PEN), que presidiu a sessão.

O presidente da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES), Washington L. Sieleman, destacou a evolução dos atendimentos oferecidos, a capacitação dos profissionais. “Trabalhamos em prol da vida de quem tem o direito de estar inserido no mundo social, de ter disponível as oportunidades que outro cidadão possui”, disse.

Já o presidente da APAE de Vitória, Pedro Bassini, lembrou das dificuldades e da necessidade da contribuição da sociedade. “Atendemos hoje 1.100 pessoas, com profissionais qualificados. “Destaco ainda a colaboração das famílias, que ajudaram a escrever a história desses 50 anos”, disse.

Elo de ligação

Em sua palestra, a promotora de Justiça do Ministério Público/ES Sandra Ferreira de Souza fez referência ao projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que cria a Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência. “As empresas que contratam terão prioridade na licitação para que se estimule e inclua pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, afirmou.

O deputado Rafael Favatto ressaltou a importância da instituição. ”Ela tem um papel fundamental, é um elo de ligação entre as pessoas com necessidades especiais, as famílias e a sociedade”, destacou.

Voluntários, parceiros, funcionários e pais foram homenageados durante a solenidade. Trinta pessoas receberam certificado de reconhecimento pela contribuição com a instituição.

Estiveram presentes ao evento o vice-governador César Colnago (PMDB), o diretor social da Federação Nacional das Apaes, Rodolpho Dalla Bernardina, o vice-presidente da APAE de Vitória, Hércules da Silva Falcão, a autodefensora Suzana Santana da Costa, e o vice-presidente da Feapaes-ES, Nilton Carlos Walcher.