A Dra. Terezinha Sarquis Cintra, médica geneticista de nosso Centro de Diagnóstico Dr. Américo Buaiz, ministrará uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce de algumas doenças através do Teste do Pezinho, na Semana Estadual de Conscientização das Doenças Raras no ES. O evento acontece nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no auditório do Hospital das Clínicas (Hucam).

Inúmeras são as patologias que recebem essa classificação, que se tornam pouco freqüentes somente se contabilizadas de forma isolada.  Estima-se que aproximadamente 13 milhões de brasileiros sejam acometidos por alguma doença rara.

Muitas dessas desordens são progressivas, degenerativas e sistêmicas, ou seja, afetam múltiplos órgãos e 75% delas se manifestam na primeira infância, sobretudo entre zero e cinco anos.

O diagnostico precoce é fundamental para identificar e tratar essas doenças a fim de diminuir a estatística de mortalidade precoce e preservar a qualidade de vida do portador.

Através do Teste do Pezinho várias dessas doenças podem ser identificadas e tratadas precocemente, sendo um benefício incontestável para o portador de um grupo de doenças raras possíveis de serem tratadas.