Notícias

APAE de Vitória e FAESA assinam contrato de parceria

 

A presidente da APAE de  Vitória, Maria Luiza Dadalto, e o reitor da FAESA Centro Universitário, Alexandre Nunes Theodoro, assinaram na terça-feira passada (20) um convênio de cooperação técnica e científica para o desenvolvimento de atividades de apoio nas áreas de saúde, educação, comunicação e outras. É uma parceria e intercâmbio voltados para a formação, estágio, aperfeiçoamento, atividades científicas e outras ações afins, além da assistência à comunidade em geral.

Na área de saúde, os estudantes de Odontologia da FAESA já deram início ao atendimento aos assistidos do Centro de Atendimento Educacional Especializado da Apae. Eles fizeram um levantamento das necessidades, como está a higiene bucal para mais tarde agendarem procedimentos, dentro do projeto \”Mancini – Um sorriso muito especial\”, desenvolvido na disciplina \”Pacientes com necessidades especiais\”.

Participaram da assinatura do convênio a vice-presidente Eliana Caus Sampaio e o coordenador geral da instituição, Luiz Cláudio Gobbi, além da coordenadora do curso de Odontologia, professora Carla Letícia Alvarenga Leite e a gestora do Centro de Pesquisa e Extensão da FAESA, professora Bianca Rodrigues. Foto: APAE de Vitória/Divulgação

 

 

  • Alimentos saudaveis 037
    Permalink Gallery

    Palestra sobre alimentação saudável para famílias dos atendidos

Palestra sobre alimentação saudável para famílias dos atendidos

Hoje (19) é dia de palestra sobre o “Novo Guia Alimentar” para as famílias dos atendidos da instituição, pela manhã e à tarde (às 8 e às 14 horas). A estagiária de nutrição Bruna Monteiro Vargas dará orientações sobre alimentação saudável.

A palestra tem duração de uma hora, com quatro horários disponíveis para atender todos os grupos de mães que frequentam o Centro de Atendimento Educacional Especializado e o Centro de Convivência.  Com direito a sorteio de brindes e um lanche saudável.

Amanhã (20), as famílias poderão assistir à palestra às 9 ou às 13 horas.

  • Arraiá dos APAE-xonados 2
    Permalink Gallery

    Arraiá dos APAExonados foi nome escolhido para festa da APAE de Vitória

Arraiá dos APAExonados foi nome escolhido para festa da APAE de Vitória

Arraiá dos APAExonados foi o nome escolhido pelos atendidos como nome da festa caipira da APAE de Vitória. E os ensaios da quadrilha acontecem todos os dias, pela manhã e à tarde.

A festa será realizada no dia 8 de julho, um sábado, a partir das 14 horas.

  • Odonto Faesa grupo 1 tarde
    Permalink Gallery

    Alunos de odontologia da Faesa fazem mutirão especial na APAE de Vitória

Alunos de odontologia da Faesa fazem mutirão especial na APAE de Vitória

A APAE de Vitória recebe a visita de estudantes de Odontologia da Faesa, para um mutirão de levantamento da saúde bucal dos atendidos do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). Ontem (12) e hoje (13), os alunos do último período, futuros dentistas, fazem um levantamento das necessidades dos atendidos dos turnos da manhã e tarde.  O “Mutirão pra lá de especial” faz parte de uma parceria da faculdade com a APAE.

A ação integra o projeto “Mancini – Um sorriso muito especial”, desenvolvido na disciplina “Pacientes com necessidades especiais”. “Os alunos atendem em nossa clínica, já possuem uma rotina, para quebrar as barreiras e encarar os pacientes como normais”, explica o professor Lucas Gazzineli.

A coordenadora o curso, Ilda Helena Mancini, destaca que esta experiência contribui para a formação dos estudantes, que terão mais facilidade para atender pacientes com necessidades especiais, e ao mesmo tempo é uma oportunidade de os atendidos da APAE aprenderem a escovar corretamente os dentes e num segundo momento receberem procedimentos odontológicos.

Aluna do curso, Mariane do Nascimento conta que observou boa higiene bucal nos meninos da APAE de Vitória.

É mais uma ação da instituição em busca da melhoria da qualidade de vida dos atendidos. Sejam bem-vindos, alunos e professores da Faesa.

  • DSCF8978
    Permalink Gallery

    Encontro com as famílias no Dia Nacional do Teste do Pezinho

Encontro com as famílias no Dia Nacional do Teste do Pezinho

Uma manhã com atividades para as famílias dos atendidos do Serviço de Triagem Neonatal marcou o Dia Nacional do Teste do Pezinho, 6 de junho. O Centro de Diagnóstico Dr. Américo Buaiz (CEDAB) reuniu pacientes, pais e familiares para lembrar a importância do exame, com atividades lúdicas e dicas de receitas saudáveis. A data foi lembrada durante uma semana no setor.

A coordenadora do CEDAB e do Serviço de Triagem Neonatal da instituição, Terezinha Sarquis Cintra, fez a abertura do evento falando da importância do Teste do Pezinho para a saúde dos bebês. “A instituição completa 26 anos de experiência em triagem neonatal, atende convênios e particular. É um exame simples, rápido, que previne diversas doenças”, disse.

A 10ª Oficina de Receitas para Fenilcetonúricos foi ministrada para as mães pela nutricionista Maria Aparecida Correia Silva a partir das 8 horas. Reunidos na cozinha experimental, elas aprenderam várias receitas novas. Responsável pelo Ambulatório da Fenilcetonúria, Angela Camila Ghizi também deu dicas durante a oficina.

Pão caseiro, macarrão de abobrinha, carne vegetal de biomassa de banana verde, bombom de biomassa de banana verde, creme de manga ou de morango com inhame e outras delícias foram feitas e saboreadas pelas participantes. As mães ajudaram a cortar, descascar, cozinhar, anotaram e trocaram receitas.

 

Brincadeiras     

Um café da manhã com contação de histórias foi realizado às 9 horas no CEDAB. A contadora de histórias Eliana Zandonade animou as crianças, utilizando figuras, brinquedos e outros recursos. Os pais foram convidados a interagir durante a atividade, imitando animais, cantando. Com dois livros publicados, Eliana é mestre na arte de divertir as crianças. Agradecemos mais uma vez e parabenizamos pelo lindo trabalho.

 

  • Teste do pezinho dia
    Permalink Gallery

    Junho Lilás é criado para reforçar a importância do Teste do Pezinho

Junho Lilás é criado para reforçar a importância do Teste do Pezinho

Em nosso país, o Dia Nacional do Teste do Pezinho é celebrado em 6 de junho, várias atividades são programadas para esta semana.  Foi criada uma campanha da União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert) com a Apae de São Paulo,  batizada de Junho Lilás (já que a cor representa tranquilidade e transformação), para  destacar a importância do exame. E a APAE de Vitória veste a cor até o dia 30.

Serviço de Triagem Neonatal promove encontro com famílias

No Dia Nacional do Teste do Pezinho (6), o Centro de Diagnóstico da APAE de Vitória reúne as famílias do Serviço de Triagem Neonatal para lembrar da importância do exame, com atividades lúdicas e Cozinha Experimental da Fenilcetonúria.
 

A Maria Isabel, com carinho

A diretoria da APAE de Vitória, os colaboradores, atendidos e famílias fazem hoje (6) homenagem a uma querida voluntária do grupo das Abelhinhas, que nos deixou nesta madrugada, Maria Isabel Aragão Falabela de Castro, de 80 anos. Nossa amiga, sempre com um sorriso no rosto. Voluntária há mais de 10 anos, era mestre na arte do artesanato, gostava de bordar, marcar, conversar. E, principalmente, de ajudar o próximo, por isso fazia sua parte, participando do grupo de senhoras que faz lindo artesanato para arrecadar recursos para a instituição. Deixou muita saudade.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;” (Eclesiastes 3:1-4)

  • Teste pezinho carinho
    Permalink Gallery

    Atividades lúdicas e oficina de cozinha experimental para comemorar Dia do Teste do Pezinho

Atividades lúdicas e oficina de cozinha experimental para comemorar Dia do Teste do Pezinho

Amanhã (5) teremos uma agenda bem legal para comemorar o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Nosso Centro de Diagnóstico vai promover um encontro dos profissionais e familiares a partir das 8 horas, com atividades lúdicas para as crianças. Teremos contação de histórias com Eliana Zandonade. E às 9 horas será a vez da Oficina de Cozinha Experimental da Fenilcetonúria.

  • Teste pezinho imagem face
    Permalink Gallery

    Dia do Teste do Pezinho conscientiza sobre importância da prevenção

Dia do Teste do Pezinho conscientiza sobre importância da prevenção

Na próxima terça-feira, 6 de junho, comemora-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame conhecido também como triagem neonatal. A data criada pelo Governo Federal tem como objetivo lembrar a importância do exame, que é capaz de detectar precocemente mais de 40 doenças que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. A APAE de Vitória é o Serviço de Referência em Triagem Neonatal no Estado cadastrado pelo Ministério da Saúde.

Ele é conhecido como Teste do Pezinho porque a retirada do sangue é feita por meio de um furinho no calcanhar do bebê, embora o sangue também possa ser coletado do braço.

Com apenas um furinho no pé do recém-nascido é possível controlar algumas doenças, segundo a geneticista e coordenadora do Centro de Diagnóstico Dr. Américo Buaiz da APAE de Vitória, Terezinha Sarquis Cintra.