O Centro de Diagnóstico Dr. Américo Buaiz da APAE de Vitória promoveu, na última sexta-feira (11), uma Capacitação em Triagem Neonatal para profissionais das unidades de saúde, no auditório da Unimed Vitória.

Participaram da capacitação a geneticista e coordenadora do Centro de Diagnóstico, Terezinha Sarquis Cintra, a psicóloga Sâmia Goulart, a bioquímica Cristina A. Bravim e a assistente social Sarah Fardin. Os profissionais da instituição orientam que o exame laboratorial, tradicionalmente conhecido como Teste do Pezinho,  deve ser realizado em todo recém-nascido, com o formulário preenchido corretamente nas unidades de saúde.

O objetivo do exame é detectar precocemente doenças cujos sintomas clínicos possam ser reduzidos através de tratamento. O diagnóstico tardio causa lesões irreversíveis no desenvolvimento.

 

Tratamento

O Teste do Pezinho é a maneira mais segura, eficiente e moderna de se detectar doenças cujos sintomas clínicos possam ser reduzidos através de tratamento.

O ideal é o tratamento ser iniciado antes que as complicações das doenças se manifestem clinicamente para os pais e os médicos, ou seja até 30 dias de nascimento, segundo a geneticista Terezinha Sarquis Cintra.

A Dra. Terezinha Sarkis Cintra destaca que o sangue colhido nas unidades de saúde é enviado para análise na APAE de Vitória.

Durante a capacitação, os profissionais aproveitaram para fazer uma foto para participar da campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Genética Médica, Dia contra a ingestão de álcool durante a gravidez – 9 de setembro. A campanha consiste em publicar uma foto segurando cartaz com os dizeres “MUITO JOVEM PARA BEBER”.