No próximo ano, a APAE de Vitória vai lançar o calendário do Projeto Ocupacional e Terapia Assistida por Animais. As fotos com meninas e meninos ao lado de lindos cães já estão sendo realizadas e as melhores farão parte do material a ser divulgado.

O Projeto Atividades da Vida Diária (AVD) ou Laboratório de análise e treino funcional das atividades da vida diária da instituição funciona conforme uma parceria com o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav).

Ele foi desenvolvido para promover maior autonomia de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e/ou múltipla e/ou autismo, através de um espaço similar ao de um ambiente doméstico, com sala, quarto, cozinha e banheiro. Ele é adaptado e com acessibilidade desenvolvida por terapeutas ocupacionais.

Nesse ambiente, o terapeuta ocupacional faz avaliação, indicação, prescrição, estimulação, treinamento e orientação nas atividades da vida diária.

Segundo a American Occupational Therapy Association (AOTA, 2010), AVD’ s são atividades caracterizadas pelo cuidado do indivíduo para com o seu próprio corpo, como banho, vestir, comer, alimentação, mobilidade funcional, cuidados com equipamentos pessoais,higiene pessoal e outros.