Centro de Diagnóstico Dr. Américo Buaiz – CEDAB
O Serviço de Triagem Neonatal da APAE Vitória teve início em 1992, realizando a triagem para Fenilcetonúria e Hipotireoidismo Congênito Em 2000 inaugurou o Centro de Diagnóstico “Dr. Américo Buaiz” – CEDAB, com estrutura própria de laboratório e ambulatório. No ano 2001 foi cadastrado pelo Ministério da Saúde e SESA/ES como Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) do Espirito Santo, passando a realizar também a pesquisa para Hemoglobinopatias/Doença Falciforme. A inclusão da Fibrose Cistica aconteceu em 2009. Atualmente realiza também a triagem neonatal expandida, pesquisando diversas outras patologias.

O atendimento ambulatorial especializado proporciona aos pacientes e familiares um acompanhamento periódico com profissionais capacitados na área de triagem neonatal.

Busca Ativa Precoce de Exames Alterados
Todos os exames realizados na APAE de Vitória que apresentam resultados alterados o serviço de Busca Ativa reconvoca imediatamente os pacientes para repetição do exame. Se houver confirmação do diagnóstico a equipe está pronta para oferecer todo o tratamento e acompanhamento, proporcionando segurança e tranquilidade às famílias.

Cozinha Experimental para Feniceltonúricos
O tratamento da fenilcetonúria exige um controle rigoroso da dieta, sendo a única forma de prevenir o retardo mental. A APAE de Vitória, com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos portadores desta doença, desenvolve em parceria com as famílias, uma atividade denominada Cozinha Experimental. Nesta atividade são criadas novas receitas ou repassadas aos novos clientes (recém diagnosticados), as receitas já utilizadas pelas famílias dos fenilcetonúricos, preparações com baixo teor de proteína e de fenilalanina. Apesar da eliminação do dia a dia de alimentos como carnes, ovos, leite e todos os derivados destes, e do controle da ingestão das leguminosas, e cereais, esses indivíduos necessitam de uma adequada ingestão de proteínas, vitaminas e minerais, a fim de prevenir a desnutrição e manter o crescimento adequado à faixa etária. As receitas são analisadas previamente pela nutricionista, apresentam padrão de qualidade, são saborosas e melhoram a variedade da dieta. Vários pratos são elaborados com ingredientes comuns, pois também faz parte do tratamento a manutenção desse cliente na sociedade, onde as comemorações são todas acompanhadas de algum tira-gosto, refeição ou guloseimas. Ao término das atividades culinárias, todas as preparações são degustadas, e todas as receitas aprovadas são catalogadas e distribuídas às famílias para que possam ser reproduzidas em seus lares.
Teste do Suor
Teste do SuorO Teste do Suor é um exame não invasivo em que é realizada a dosagem quantitativa de cloretos no suor para os pacientes com suspeita de Fibrose Cística. A Fibrose Cística, também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética autossômica recessiva, crônica, com manifestações sistêmicas, que compromete principalmente os sistemas respiratório, digestivo e aparelho reprodutor. A incidência da doença no Paraná e em Minas Gerais é de aproximadamente 1/8000. Atualmente, nos EUA 36% dos pacientes com FC têm idade superior a 18 anos, dos quais 90% têm diploma de 2º grau. Aproximadamente 34% estão casados e 80% estão na escola ou empregados. Esses números contrariam a imagem clássica que a FC é uma doença fatal da infância. O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para o paciente ter uma boa qualidade de vida.
Aconselhamento Genético
O Aconselhamento Genético é definido pela American Society of Human Genetics como um processo de comunicação que lida com a possibilidade de ocorrência, ou risco de recorrência, de uma doença genética em uma família, e envolve a participação de uma ou mais pessoas treinadas para ajudar o indivíduo ou sua família. Esse serviço é realizado na APAE de Vitória para os pais dos portadores de doenças metabólicas, de síndromes genéticas e Deficiência Intelectual com o objetivo de determinar o diagnóstico e o prognóstico clínico e reprodutivo em pacientes e seus familiares.

Atendemos Convênios: CST, CASSI, UNIMED, Particular e SUS.

Informações: (27) 2104-4048 ou 2104-4018
labapae@apaevitoria.org.br