Centro de Diagnóstico Dr. Américo Buaiz – CEDAB
O Serviço de Triagem Neonatal da APAE Vitória teve início em 1992, realizando a triagem para Fenilcetonúria e Hipotireoidismo Congênito Em 2000 inaugurou o Centro de Diagnóstico “Dr. Américo Buaiz” – CEDAB, com estrutura própria de laboratório e ambulatório. No ano 2001 foi cadastrado pelo Ministério da Saúde e SESA/ES como Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) do Espirito Santo, passando a realizar também a pesquisa para Hemoglobinopatias/Doença Falciforme. A inclusão da Fibrose Cistica aconteceu em 2009. Atualmente realiza também a triagem neonatal expandida, pesquisando diversas outras patologias.

O atendimento ambulatorial especializado proporciona aos pacientes e familiares um acompanhamento periódico com profissionais capacitados na área de triagem neonatal.

Tecnologia e Qualidade
Precisão nos exames, rapidez na entrega dos resultados, atendimento humanizado e de qualidade são as características do trabalho realizado pelo Serviço de Triagem Neonatal da APAE de Vitória. Os profissionais participam periodicamente de cursos de atualização, congressos e seminários, com apresentação e publicação de trabalhos científicos. Dentro da filosofia da instituição de valorizar a qualificação dos resultados, participa desde 2002 do Programa de Controle de Qualidade Internacional do Center for Disease Control – CDC de Atlanta, obtendo sempre resultados positivos dentro dos critérios internacionais.

Busca Ativa Precoce de Exames Alterados
Todos os exames realizados na APAE de Vitória que apresentam resultados alterados o serviço de Busca Ativa reconvoca imediatamente os pacientes para repetição do exame. Se houver confirmação do diagnóstico a equipe está pronta para oferecer todo o tratamento e acompanhamento, proporcionando segurança e tranquilidade às famílias.

Atendemos Convênios: CST, CASSI, UNIMED, Particular e SUS.

Informações: (27) 2104-4048 ou 2104-4018
labapae@apaevitoria.org.br